O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na segunda-feira (20), a licença prévia para a construção do City Football Academy Bahia, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em evento na Arena Fonte Nova, na capital, o Esporte Clube Bahia e o City Football Group lançaram oficialmente o empreendimento, um moderno centro de treinamento que promete trazer ao estado uma das principais estruturas esportivas da América do Sul.
Com um investimento previsto de R$ 300 milhões, o projeto marca um passo decisivo na modernização do futebol baiano e na consolidação da parceria entre o clube e o grupo internacional.
Paralelamente ao novo centro, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos (Sudesb) conduz a análise para a reforma do Estádio Municipal de Camaçari Fernando Ferreira Lopes, o antigo Armando Oliveira / Waldeck Ornelas.
Licença
Localizado às margens da Via Metropolitana, entre Camaçari e Lauro de Freitas, na BA-535, o complexo ocupará uma área superior a 1 milhão de metros quadrados. Para a construção, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), concedeu a licença prévia, indicando compatibilidade com o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga.
O projeto ficará situado majoritariamente na Zona de Uso Diversificado (ZUD) — permitindo usos esportivos, residenciais e de lazer desde que observados os parâmetros ambientais — enquanto áreas classificadas como Zona de Proteção Rigorosa (ZPR) serão preservadas e integradas às ações de compensação ambiental. O documento estará publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). Outras autorizações, como de implantação e de operação, serão concedidas no decorrer do processo e de acordo com a apresentação das devidas documentações.
Projeto
O empreendimento contempla dois setores complementares: o Centro de Treinamento (CT) esportivo, com 12 campos de futebol, academia, centro médico e fisioterápico, alojamentos, refeitórios, escola de formação e prédio administrativo, e um condomínio residencial, destinado à moradia de atletas, funcionários e moradores permanentes. O CT terá ainda um miniestádio e tem previsão de entrega para 2028.
O CEO do Grupo City, Ferran Soriano, afirmou que o City Football Academy Bahia representa um avanço técnico e institucional, proporcionando instalações de alto nível para todas as categorias e contribuindo para a evolução do desempenho esportivo e da formação de atletas.
O CEO do Esporte Clube Bahia, Raul Aguirre, destacou o caráter ambicioso do projeto e sua meta de transformar o CT no maior centro de treinamento da América do Sul. “Este vai ser o centro mais moderno da América Latina. O novo centro de treinamento vai incorporar toda a metodologia, tecnologia, inteligência que o grupo já tem a um padrão muito alto e vai ter uma integração total. Ele está a 15 minutos do aeroporto, 40 minutos da Arena Fonte Nova, 45 minutos do centro de Salvador”, destacou Raul.






