A Prefeitura de Lauro de Freitas está unindo esforços para resolver o problema do descarte irregular de lixo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Salvador, Luís Eduardo Magalhães. Nesta segunda-feira (30/6), secretários municipais reuniram-se com representantes do aeroporto para alinhar estratégias.

A ação, que também visa garantir a segurança aérea do maior aeroporto do estado, tem como foco a região da Rua Amarílio Thiago dos Santos, em Ipitanga, área próxima à cabeceira da pista, onde o acúmulo de resíduos representa riscos ambientais e operacionais.
Outro avanço discutido, com o intuito de beneficiar a população de Lauro de Freitas, foi a possibilidade de reaproveitar o material fresado asfáltico, descartado pelo aeroporto, para ações de tapa-buraco em vias públicas. “Queremos reciclar esse material que seria descartado, promovendo sustentabilidade e melhorando a nossa infraestrutura”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim, em visita à pista.
Ana Luiza Carvalho, do corpo jurídico da instituição, discutiu com a gestora os requisitos necessários para garantir o recebimento do fresado e se colocou à disposição para auxiliar o município. Este encontro é um desdobramento de um diálogo iniciado em junho, entre gestores públicos e a equipe jurídica do Salvador Bahia Airport para tratar da segurança do aeroporto, reduzindo o risco de acidentes envolvendo aves.
A prefeitura já iniciou a retirada de entulho e a urbanização da área de Ipitanga, com o objetivo de transformar o local em um espaço organizado e seguro. A ação não só resolve um problema ambiental, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores, eliminando mau cheiro, contaminação do solo e riscos à segurança. “Essa ação é fundamental para a segurança aérea e para o meio ambiente. Estamos trabalhando em conjunto para eliminar um problema de descarte irregular que existe há anos na cidade”, explicou Havany Fontana, bióloga responsável pelo gerenciamento de risco da fauna no aeroporto.
A parceria entre o poder público e o aeroporto demonstra um compromisso conjunto em resolver uma questão histórica, beneficiando a segurança dos usuários da aviação e a população de Lauro de Freitas. Com a continuidade dos trabalhos, a expectativa é que a região seja completamente revitalizada, devolvendo funcionalidade e dignidade ao local. O secretário de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Glauber Moraes, também participou do encontro.
saiba mais em: http://cidadejanews.com.br